Pesquisar

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Manhã de Primavera - Riselda Morais



Esplêndido no amanhecer
O sol começa a brilhar
A voz do alvorecer
É a dos pássaros a cantar

Gorjear, voar, festejar
A estação dos amores
O primor das vivas cores
Que estão a desabrochar

Os ventos primaveris
São carícias, brisas suaves


Que ao semear o pólen
Assobiam, brindam as arvores

A terra está radiante
Folhas, flores a brotar
Fértil, plena, elegante
A luz a lhe contemplar

Abrem-se as mais lindas flores
Adornos simples, sedutores
Pétalas macias, orvalhadas
Perfumadas, delicadas

Formoso o beija-flor
Bate asas a bailar
Sugando o néctar da flor
O pequeno corpo a alimentar

Os perfumes mais diversos
sobre os campos são dispersos
com harmonia e perfeição

Magnífica natureza, 
tua pureza,
tua beleza, 
faz sublime a estação!

Semana do Idoso no CRI Norte tem programação especial

Entre as atividades estão espaços de autocuidado e
 bem-estar, oficinas manuais, rodas de conversa, atividades físicas, atividades culturais de música e inclusão digital

Riselda Morais
                                                                                                 Divulgação


   A Semana do Idoso será realizada no período de 28 de setembro a 02 de outubro, no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte da capital paulista, para comemorar o Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro.
    A semana será repleta de atividades voltadas para o idoso e terá como tema o Protagonismo - uma sociedade para todas as idades, cujo objetivo é estimular os idosos serem agente principal de suas opiniões, decisões e atitudes, difundir práticas de cidadania  e colocar em prática as vivências aprendidas através de iniciativas individuais e coletivas.
    A programação da Semana do Idoso contará com atividades reflexivas e práticas sobre o tema, dentre as quais se destacam: espaços de autocuidado e bem-estar, oficinas manuais, rodas de conversa, atividades físicas, atividades culturais de música e inclusão digital, e para finalizar, um Café Colonial exclusivo em homenagem aos 101 voluntários que colaboram, junto à Instituição, com a execução das mais de 100 oficinas que o espaço disponibiliza.
 As palestras, debates e os bate-papo são abertos à comunidade, já para participar das oficinas manuais é necessário se inscrever no centro de convivência do CRI Norte, que fica localizado na Rua Voluntário da Pátria, 4301.

Moradores de Itaquera cobram mais mobilidade e áreas verdes

Riselda Morais
                                                                                       Foto: Carlos Malta


    Mais verde, mais áreas de lazer e mobilidade são as reivindicações apresentadas por moradores de Itaquera, durante a edição do Câmara no Seu Bairro, realizada no sábado (19), na Arena Corinthians.
Os moradores reclamaram da dificuldade enfrentada em relação ao transporte e as saídas do bairro em especial da Avenida Líder que está com as obras do corredor de ônibus paradas provocando transtorno para todos que passam pelo local. Outra reclamação foi quanto ao corte das árvores da avenida Líder e Itaquera.

Lei de Zoneamento: Mais ZEIS e preservação do verde, pedem os moradores de Aricanduva, Carrão e Vila Formosa

   A baixa classificação de ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), poucas áreas destinadas a moradia popular e a preservação das áreas verdes, em especial do Ceret e do Cemitério Vila Formosa são as principais reivindicações apresentadas durante a Audiência Pública da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara acompanhada por cerca de 100 moradores da Zona Mista, região em que são permitidas ocupações residenciais e de comércios de pequeno porte.
   Área tão significativa quanto a do território são destinadas às ZEUP (Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana Previsto), áreas no entorno do futuro trajeto da linha 15 Branca do Metro e da Avenida Aricanduva, onde encontram-se os corredores de ônibus. E também uma área ZPI (Zona Predominantemente Industrial) na divisa com São Matheus e Itaquera. “A Lei de Zoneamento traz uma nova perspectiva a esta região. Das subprefeituras da zona leste, esta talvez seja uma das que mais terão oportunidades de desenvolvimento em curto prazo. Pela implantação das opções de transporte público e pelo perfil do solo que permite este adensamento”, afirmou o relator do projeto, vereador Paulo Frange (PTB).

Lei de Zoneamento:Regularização dos imóveis e a construção de moradias populares em Sapopemba

Por: Riselda Morais

    A legalização das áreas ocupadas desordenadamente; atender a demanda habitacional através dos projetos de moradia popular do Executivo; a verticalização do bairro sem prejudicar a mobilidade da região; estudo especial sobre a estrutura urbanística do bairro para respeitar a topografia da região; essas foram algumas das questões colocadas pelos moradores do bairro de Sapobemba, durante Audiência Pública realizada no sábado (19), para discutir a revisão da Lei de Zoneamento prevista pelo Projeto de Lei (PL) 272/2015, presidida pelo presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, Vereador Gilson Barreto. 

Deic apreende 458 tijolos de cocaína na Zona Norte

     Riselda Morais
                                                                                       Foto: Policia Civil


   Na madrugada da terça-feira (22), policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) estouraram uma base operacional, em um imóvel na Rua Cabo Antônio Alves, no Parque Novo Mundo, que funcionava como base de um esquema de distribuição de drogas de facções de São Paulo e Rio de Janeiro; apreenderam 458 quilos de cocaína, um Ford Fusion e um Fox com compartimentos secretos usados para transportar a droga. Um suspeito foi preso. Segundo informações do Deic, a aparente qualidade da cocaína apreendida, possibilitaria a multiplicação em cinco vezes cada quilo. A operação é resultado de dois meses de investigação e tinha como objetivo combater um esquema de distribuição de armas e drogas de um grupo criminoso com uma possível ligação com uma facção carioca. Com informações da Assessoria de Comunicação da SSP/SP.

Canil da PM completa 65 anos, com 294 cães treinados à serviço da população

                                                                                                                    Foto: Divulgação/SSPSP



   O Canil da Policia Militar do Estado de São Paulo completa 65 anos de serviços oferecidos à população, com 294 cães treinados em todo o Estado. 
    A solenidade de aniversário foi realizada na manhã desta terça-feira (29), na Associação dos Oficiais da Policia Militar (AOPM), no Tremembé, zona norte da Capital e contou com a presença do Secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, que recebeu medalha de alusão. O Secretário agradeceu a PM, comandantes, oficiais e praças, pelo trabalho, competência e lealdade nesses nove meses de gestão, em que diminuiu a criminalidade. “Tenho alegria e satisfação em receber essa honraria. É muito importante relembrar a história da PM e do Canil, este importantíssimo instrumento de combate à criminalidade, às drogas, ao narcotráfico e também de auxílio à vida nos resgates”, declarou o Secretário.
   No Canil Central, unidade subordinada ao 3º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) “Humaitá”, são 52 cães treinados de nove raças diferentes, entre elas, pastores alemães, belgas e labradores, no local trabalham 120 agentes que contam com 24 viaturas. No total a Polícia Militar conta com 23 canis setoriais.
   Para ingressar no canil, os animais passam por testes comportamentais, morfológicos e genéticos. Os cães selecionados passam por um treinamento que dura de um ano a um ano e meio, em média. Eles trabalham até os oito anos e, após a aposentadoria, são encaminhados para adoção. Nesse processo, tem prioridade o PM que trabalhou por mais tempo com o cão.
   Este ano, os cães do Choque participaram de oito buscas e capturas, 93 varreduras antibombas e 131 procuras de drogas. O efetivo da unidade prendeu 72 pessoas em flagrante e abordou outras 6.206, além de ter fiscalizado 1557 carros e motos. De janeiro até agora, foram apreendidos 8,5 quilos de maconha e 9 kg de cocaína.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Diabetes, a doença silenciosa que atinge 9 milhões de brasileiros

Por: Riselda Morais



   Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que 6,2% da população brasileira adulta, o correspondente a 9 milhões de brasileiros de ambos os sexos,  são portadores do diabetes. 
A doença já atinge  7% ou 5,4 milhões de mulheres, enquanto os homens apresentaram uma menor proporção, 5,4%  que corresponde a 3,6 milhões de homens diabéticos. Quando se trata de faixa etária a prevalência aumenta de acordo com a idade, ou seja, maior a idade, maior o índice de portadores. A maior incidência (19,9%) apresentou-se, segundo a PNS, entre pessoas com idade entre 65 e 74 anos. Seguidos de pessoas com idade entre 60 e 64 anos com 14,5% de portadores. A menor incidência apresentada foi entre pessoas na faixa etária de 18 a 29 anos em que apenas 0,6% das pessoas são portadores do diabetes.
O diabetes é uma doença crônica metabólica que pode ser hereditária ou adquirida caracterizada pelo aumento de glicose no sangue. O diabetes surge quando o pâncreas deixa de produzir, em quantidade suficiente para o organismo, a insulina,  hormônio que é responsável pela redução da glicemia, ao permitir que o açúcar que está presente no sangue penetre nas células e se transforme em energia. Quando não tratado, o diabetes pode provocar outras doenças como a cegueira, infarto, Acidente Vascular Cerebral, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e até a amputação de membros. 
Os tipos de diabetes mais comuns são  1, 2  e o gestacional.
- Diabetes tipo 1 ou insulinodependente - o  paciente necessita de aplicação de injeções diárias de insulina, porque seu corpo já não produz mais insulina ou a produção é insuficiente.
 - Diabetes tipo 2 - o organismo produz insulina normalmente, porém o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam. Esse tipo da doença atinge aproximadamente 90% dos diabéticos e é um mal silencioso.
 - Diabetes gestacional -  as taxas de glicose do sangue durante a gravidez são elevadas, principalmente quando há um aumento efetivo de peso, mas os níveis de glicose voltam ao normal após o parto. É recomendado que mulheres que tiveram casos de diabetes gestacional façam controle das taxas nos anos posteriores à gravidez.
   Praticar atividade física diariamente, exercícios aquáticos como natação, hidroginástica ou aeróbios como a corrida ou caminhada pode controlar os níveis glicêmicos e ajudar no controle da doença. 
   Os portadores do Diabetes têm direito a 6 medicamentos de graça, fornecidos pelo Ministério da Saúde através do programa Farmácia Popular.
   Segundo informações do Ministério da Saúde, o paciente pode retirar o produto em qualquer um dos 34,5 mil estabelecimentos do programa, sendo 532 da rede própria do SUS e 33,9 mil farmácias particulares credenciadas. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.

DHPP prende trio por sequestro relâmpago no Tatuapé

Por: Riselda Morais


    Na noite de terça-feira (22), a Polícia Civil prendeu três pessoas acusadas de praticarem pelo menos cinco sequestros relâmpago no bairro do Tatuapé, Zona Leste e em Higienópolis na região central.
Um casal foi surpreendido e preso quando tentaram passar no caixa de um supermercado na Av. Ricardo Jafet,  no Bairro da Saúde, Zona Sul onde faziam compras com cartões de débito e crédito roubados. 
Segundo as investigações da Divisão Antissequestro do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (3ª DAS/DHPP, uma mulher de 27 anos abordava as vítimas usando uma arma de fogo e enquanto o comparsa de 23 anos, ficava com os reféns por algumas horas, ela fazia compras com os cartões das vítimas.
Uma outra mulher  de 29 anos, foi detida quando foi visitar a companheira (primeira detida) portando um celular comprado com o dinheiro das vítimas de sequestro relâmpago, a indiciada tinha passagens por furto, roubo, estelionato e associação criminosa, agora irá responder por receptação. 
   Segundo informações do DHPP, os dois primeiros detidos não possuíam antecedentes criminais e irão responder por roubo e extorsão (agravada por uso de arma de fogo e restrição de liberdade da vítima.

Deic prende traficante com pistola no Mandaqui

Riselda Morais

  Um vigilante de 31 anos, foi detido  com um quilo de maconha e uma pistola calibre 380, no bairro do Mandaqui, na Zona Norte da capital. O suspeito traficava e andava armado, apavorando moradores com disparos pelas ruas. Na residência do suspeito os policiais encontraram uma pistola calibre 380 carregada, com numeração respada e 12 cartuchos de munição.
  O suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas e desrespeito ao estatuto do desarmamento.   Com informações do Deic e da SSP/SP.

Feira ilegal de animais vende cães, gatos, tartarugas e até iguanas na Jacú-Pêssego

Por: Riselda Morais


     São cerca de 80 barracas vendendo filhotes de animais sem o menor cuidado. 
  Animais presos em gaiolas, em porta malas de carros, em caixas de papelão, em pequenos chiqueiros sob o sol, tartarugas enroladas em jornais, enfim, todos sofrendo  maus tratos, em situação precária de higiene, passando sede e fome até ser vendido com preço abaixo do mercado, muitas vezes ficam doentes ou até morrem. 
  Assim é a precária situação da feira clandestina de animais que, há anos vem sendo realizada aos olhos de todos, mesmo que quem tem o poder de impedir finja não ver, na Avenida Jacú-Pêssego em Itaquera na Zona Leste da capital, entre o Aquário e o Carrefour!

Policiais Civis são presos por suspeita de extorsão

Riselda Morais

Foram presos na segunda-feira (14), sob suspeita de extorquir dinheiro de comerciantes e traficantes, um delegado da Polícia Civil, dois investigadores e um carcereiro do 49º DP de São Mateus, Zona Leste da capital paulista.
  Segundo investigação do Ministério Público, o esquema de extorsão que funcionava dentro da delegacia, consistia em, as drogas e mercadorias apreendidas eram devolvidas  aos donos mediante pagamentos que poderiam chegar a até R$ 15 mil.
  O delegado titular do 49º DP, afirmou em depoimento que as drogas não eram contabilizadas nos boletins registrados pelos acusados, que trabalhavam no local.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Crise no Brasil é mais política que econômica

Para sair da crise, a hora é de repactuação política e não de impeachment!

Riselda Morais



   Uma crise leva a outra! Atualmente muito se fala em crise econômica no Brasil, ela já deixou de ser uma possibilidade, é fato... estamos vivendo uma crise econômica que está impactando nas finanças pessoais e de muitos setores brasileiros. 
   A volta da inflação, aquelas desagradáveis situações em que cada vez que vamos ao supermercado os produtos estão mais caros, obrigando as pessoas a colocar menos produtos nos carrinhos e ao passar no caixa pagar mais. A alta do dólar. As crises nas bolsas de valores que atingem não só o Brasil mas vários outros países. Ações em baixa. Aumento excessivo nos preços dos combustíveis, das contas de luz e de água. Hoje vivemos até a crise da água e quando se trata de falta de chuva não podemos culpar os políticos, uma vez que todos somos responsáveis pela degradação da natureza, como consequência temos as secas e não podemos nos isentar da responsabilidade culpando a Presidente, o Governador, o Prefeito, porque eu e você de alguma forma e em algum momento contribuímos com isso!  Não podemos negar que estamos experimentando as consequências nefastas da inflação mas não podemos dizer que temos problemas na cadeia produtiva nacional! Sabe porquê?. 
   A Balança Comercial superou U$$ 9 bilhões de saldo positivo até setembro. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), nossa produção de soja até setembro, se aproxima de 100 milhões de toneladas, logo podemos afirmar que o Brasil continua produtivo como sempre foi. O superavit do mês de setembro é de U$$ 1,8 bi, as exportações somam U$$ 10 bilhões com média diária de US$ 775,5 milhões, a corrente de comércio do Brasil com o resto do mundo soma US$ 267,7 bilhões neste ano, com desempenho médio diário de US$ 1,4 bilhão. A exportação de manufaturados puxou superávit da balança comercial para US$ 8,7 bilhões. As commodities puxaram o saldo em setembro, com destaque para as vendas do chamado complexo soja (grão, farelo e óleo), com US$ 1,3 bilhão em exportações. Em seguida aparecem as remessas de petróleo (US$ 531,8 milhões), carne de frango (US$ 313,8 milhões), celulose (US$ 291,3 milhões) e o café (US$ 282,5 milhões). O envio de carne de frango bateu o de carne bovina in natura (US$ 274,2 milhões) em volume de negócios, o que reflete o resultado de acordos comerciais firmados nos últimos meses entre o governo brasileiro e parceiros comerciais.  A crise tem atingido sim, as grandes empresas que neste ano já fecharam mais de 480 mil vagas, enquanto as pequenas e médias empresas abriram 116 mil novas vagas no primeiro semestre de 2015. Estes são valores econômicos reais e mensuráveis, mas quando se trata da crise política e ética brasileira, é possível calcular o tamanho? Os prejuízos causados? 
   Tenho visto políticos empenhados em derrubar uns aos outros e pessoas preocupadas em levar algum tipo de vantagem em cima da crise, esquecendo que quando o povo escolhe através do voto é porque acredita que “TODOS” independente do partido irão lutar pelo bem coletivo, por um País melhor, por um Estado melhor, uma cidade melhor, uma vida melhor para o coletivo e não apenas para eles mesmos, para os seus interesses, para o que lhe convém. Quando se trata de democracia o voto de cada indivíduo deste País deve ser respeitado, é quem lhes dá ou lhes tira o poder. Mas quando digo tirar o poder também me refiro ao voto. Porque impeachment sem fundamento torna-se descabido e não vale a pena fazê-lo. Se formos querer aplicar a cultura do impeachment a todos que governarem mal ou cometem erros ao governar... quem restará? E isto em nada irá nos ajudar, só irá criar mais crises e tornar tudo sem controle. 
   É hora sim, de exigirmos uma repactuação entre a Presidência e o Congresso Nacional, uma vez que a Assembleia Legislativa e o Senado tem se mostrado mais preocupados com jogadas políticas do que com o desenvolvimento do Brasil; e com Governos Estaduais e Municipais, oposição, movimentos sociais, empresários e trabalhadores. É hora de esquecer partidos e pensar em um só País, um só povo, uma só nação! 
  É hora de exigir maior capacidade de governar com desejos de acertos e de justiça; é hora de observar e suprir as necessidades mais urgentes; é hora de legislar para reduzir as desigualdades sociais e criar novas possibilidades de crescimento, porque o Brasil continua um País que possui muitas riquezas e merece que seu povo seja liderado visando um bem maior e não rachaduras políticas entre Governantes com consequências negativas dentro e fora do País!

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Prefeito Fernando Haddad visita Associação Comercial de São Miguel Paulista

Empresários e comerciantes reivindicam melhorias para o bairro e estudo sobre impactos econômicos nas áreas de implantação dos projetos de transportes

Riselda Morais
Superintendente da AC Fernando Belucci, Subprefeito de São Miguel Adalberto,
Vice prefeita Nádia Campeão, Prefeito Fernando Haddad, Marco Antonio Jorge

Empresários e comerciantes reivindicam melhorias para a região e conseguem a reforma do calçadão

   O prefeito Fernando Haddad visitou, na sexta-feira (04) a Associação Comercial de São Miguel Paulista, ouviu as reivindicações dos comerciantes e empresários da região e autorizou ao Subprefeito Adalberto realizar a licitação para a reforma do calçadão. 
   Entre as principais reivindicações feitas estão a reforma do calçadão  que é o portal de entrada do comércio do bairro e está sem reforma há cerca de 6 gestões e uma melhor iluminação. 
“Estamos vivendo um momento de organização na cidade visando o futuro”, enfatizou o prefeito Fernando Haddad.
   O prefeito Fernando Haddad foi questionado quanto a realização de estudos sobre os impactos econômicos quando são implementados os projetos de transportes. Comerciantes com lojas em São Mateus reclamaram que a faixa exclusiva de ônibus foi implantada sem dar possibilidade das pessoas pararem para comprar um medicamento nas farmácias ou para que sejam realizadas cargas e descargas no horário de interpicos e reivindicaram flexibilização.
   Quando perguntado sobre as obras da faixa exclusiva de ônibus da Avenida Itaquera que se encontra parada e provoca muitos transtornos aos motoristas que passam pela via, o prefeito informou que a obra é realizada com recursos do PAC. “Aquela obra é feita com recurso federal, teve uma interrupção de fluxo de recurso federal por três meses esse ano”, declarou Haddad.
   Participaram do evento o prefeito Fernando Haddad, a vice prefeita Nádia Campeão; o Subprefeito de São Miguel Adalberto; o Superintendente da AC Fernando Belucci; Marco Antonio Jorge  da ACSP; o secretário Municipal de Serviços Simão Pedro; o secretario das Subprefeituras Antonio Medeiros; representantes do Rotary Clube; subprefeitos de São Mateus, Cidade Tiradentes e Mooca, comerciantes, empresários e a imprensa regional.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Policia Federal desarticula fraude em pagamentos de prêmio em loterias da Caixa

Entre os envolvidos estão gerentes do banco, hackers, grandes correntistas e até um jogador da Seleção Brasileira

Riselda Morais


    Fazer “uma fezinha” e nunca ganhar e nem conhecer um ganhador, essa é uma rotina diária de muitos brasileiros que agora sabem porque ficavam só na esperança.
Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Federal desarticulou através da “Operação Desventura” uma organização criminosa especializada em fraudar o pagamento de loterias da Caixa Econômica Federal por meio da validação fraudulenta de bilhetes da loteria.
Estão sendo cumpridos 54 mandatos judiciais, sendo cinco prisões preventivas, oito temporárias, 22 conduções coercitivas e 19 buscas e apreensões, nos estados de Goiás, Bahia, São Paulo, Sergipe, Paraná e no Distrito Federal.
O esquema consistia em validação dos bilhetes falsos por gerentes da Caixa recrutados por correntistas do banco com grande movimentação financeira, entre eles um ex jogador de futebol da seleção brasileira.
Entre os suspeitos estão gerentes da Caixa, o ex jogador da seleção brasileira Edilson e um doleiro, hackers e correntistas do banco que responderão por organização criminosa, estelionato qualificado, tráfico de influencia, corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público e evasão de divisa.
   Segundo a Polícia Federal o esquema desviou mais de R$ 60 milhões em bilhetes premiados, não sacados pelos ganhadores, que deveriam ser destinados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em 2014, ganhadores de loteria deixaram de resgatar 270,5 milhões em prêmios da Mega-Sena, Loteca, Lotofácil, Lotogol, Quina, Lotomania, Dupla-sena e Timemania.
Participaram da operação250 policiais que contaram com o apoio do Setor de Segurança Bancária Nacional da Caixa Econômica Federal e a Supervisão do Ministério Público.
 Entre o material apreendido, estão computadores, documentos falsos, extratos bancários, bilhetes de loterias falsos e diversos cartões bancários entre outros que serão periciados e depois enviados ao Ministério Público para que os envolvidos possam ser processados, informou a Polícia Federal, que identificou fraudes também na utilização de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES ConstruCard, que é o financimento da Caixa para a compra de materiais de construção, e liberação irregular de gravames  de veículos. 
   Por volta das 10h30m, a Polícia Federal realizou de Goiás, uma coletiva de imprensa online ao vivono Youtube através do link https://plus.google.com/hangouts/onair/watch?hid=hoaevent/cis902ofq0ig1i58v8n5klj1ffc&ytl=0BnkGyLTCWg&wpsrc=yta
Com informações da Polícia Federal.