Pesquisar

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Seu voto é a sua voz, faça-se ouvir através das urnas!

Riselda Morais



Nos últimos tempos, o que mais temos presenciado é a insatisfação da população com os governantes. Essa insatisfação tem sido demonstrada através de manifestações, panelaços, protestos, reclamações e denúncias. É evidente que a corrupção está em evidencia no País, não há dúvidas que ela sempre existiu, mas agora ela está sendo mais investigada, mais denunciada e mais punida também. No entanto a população está mais indignada e pagando um preço alto pelos erros daqueles a quem elegeram, cujo resultado de seus mandatos falhos são a inflação, o desemprego, a saúde de má qualidade, o desrespeito com o cidadão, a crise financeira e a crise política brasileira que deixou a todos os cidadãos horrorizados com as manipulações, mandos, desmandos e fome de poder a qualquer custo. 
Vale ressaltar que nada adiantará todas as manifestações e reclamações populares se na hora de votar o eleitor esquecer quem são os corruptos e os eleger outra vez. 
Em 02 de outubro, primeiro domingo do mês, será realizado o primeiro turno das eleições municipais 2016, nas quais serão eleitos prefeitos e vereadores em todo o país. 
O segundo turno será realizado no último domingo do mês, em 30 de outubro, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores. 
Se abster de votar não é a solução e nem uma boa resposta, a melhor forma de fazer valer o seu voto é votar certo. Procure conhecer seu candidato, a história política dele, o comportamento durante a campanha:
- O candidato esteve envolvido em corrupção ou apoiou políticos acusados de corrupção?
 - O candidato está respeitando as regras de campanha? 
- Está apresentando plano de governo ou só atacando o adversário político?
-  Em mandatos anteriores ele agiu pelo povo, pelo coletivo ou pelo partido? 
- O candidato quando ganhou a eleição anterior, fez-se presente junto ao povo ou desapareceu e reapareceu agora?
 Analise, procure saber e jamais troque seu voto por pequenos favores. Não aceite cesta básica, ajuda na reforma do muro ou contribuição na festa de casamento, por exemplo, em troca de seu voto. Seu voto não pode ser vendido e nem trocado e o candidato, que oferece pequenas coisas ou favores em troca de voto, está cometendo um crime eleitoral e não merece ser eleito.
A hora é de mudar a história política brasileira.  É hora de valorizar seu voto e fazer valer sua vontade.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos, maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Os jovens eleitores de 16 e 17 anos procurem votar com a consciência de quem deseja mudanças, melhorias e qualidade na política e na vida das pessoas.  Para aqueles que irão votar pela primeira vez ou que transferiram o título de cidade, é importante observar a zona eleitoral e a seção que vai votar com antecedência para que no dia tudo flua com tranquilidade.
Mais de 143 milhões de eleitores fizeram o recadastramento biométrico gradativamente em todo o país, este sistema eletrônico de votação deve tornar a votação mais rápida e oferecer mais segurança nos resultados.
O eleitor que se inscreveu como Mesário Voluntário das Eleições receberá a convocação para trabalhar e terá a oportunidade de exercer sua cidadania e contribuir diretamente para o processo democrático brasileiro. 
 Alguns candidatos à Prefeitura de São Paulo já tiveram seus nomes oficializados  por seus partidos.   De acordo com as novas regras, as campanhas começarão oficialmente em 16 de agosto e terá duração de 45 dias. 
O prazo de filiação do candidato ao partido pelo qual disputará a eleição foi de seis meses antes da eleição, aconteceu até o fim de março. 
As convenções partidárias para escolha dos candidatos, deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. O prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ser feito até as 19h do dia 15 de agosto de 2016 e as propagandas começam a ser transmitidas nas rádios e TV em 26 de agosto.
Nestas eleições que o eleitor não vote em partido, nem em legenda e nem se abstenha de votar. 

Vote no candidato capaz de trabalhar por toda a população, que trabalhe em parceria, que vise o bem coletivo e não apenas pelos próprios interesses! Lembre-se que o seu voto é a sua voz, faça-o valer, faça-se ouvir através das urnas!