Pesquisar

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Mantenha seu rosto livre das olheiras



   O sono da beleza é fundamental para acordamos bem. Quando dormimos bem amanhecemos bem dispostas, relaxadas e mais bonitas.Mas quando não dormimos bem o resultado é o aparecimento de olheiras, a irritação, o mal humor, a pele fica sem brilho e mais flácida. Paramos em frente ao espelho e lá estão as olheiras, a palidez e o cansaço complicando o dia.    Além das noites mal dormidas, as olheiras podem ter várias outras causas e só um(a) desmatologista pode apontar a origem da olheira para cada caso, entre elas pode ser hereditariedade, cansaço, proximidade à menstruação, exposição excessiva ao sol, fricção ao limpar, coçar demais a área em torno dos olhos, má respiração bucal, que prejudica a irrigação e a oxigenação na região dos olhos, bulimia e o tabagismo. A nicotina é a grande vilã neste processo,  prejudica a oxigenação e irrigação sanguínea e ainda danifica os pequenos vasos na área dos olhos causando as olheiras.
Adotar algumas medidas para evitar as olheiras pode ser uma boa saída.
– Procure dormir ao menos oito horas por noite. Estas horas fazem com que o organismo realize todas as funções necessárias durante o período noturno, além de proporcionar um descanso merecido;

– Mantenha horários fixos para dormir e acordar. Isso colabora para que seu relógio biológico não seja afetado;
– Para dormir, dê preferência para a posição de lado e atente-se para que a coluna esteja sempre alinhada. É recomendável utilizar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. E outro entre os joelhos, que deverão estar, preferencialmente, semiflexionados;
– Durma em locais bem ventilados e em ambientes escuros. Foi comprovado cientificamente que a luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que, quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã;
– Remova sempre e totalmente a maquiagem antes de dormir e hidrate a pele com cremes durante duas vezes ao dia;
– Beba pelo menos 1 litro de água por dia, pois ela é o remédio “natural” mais eficaz para hidratar a pele;
– Alimente-se bem. A vitamina C, por exemplo, ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos. Também é importante fazer as três refeições principais e, antes de dormir, fazer uma refeição leve.
Truques para combater as olheiras:
Compressas geladas
Compressas geladas com água e chás diminuem a inflamação. Os chás antiinflamatórios são os melhores: camomila, erva-doce, hortelã. O modo de fazer: “deixe sobre os olhos fechados compressas de algodão embebido em líquidos gelados por três minutos. Depois massageie de forma a reabsorver o edema.
Corretivo: disfarce, não milagre
Não use muita maquiagem a fim de disfarçar olheiras. Pode piorar. Tentar usar um corretivo muito claro tentando tapar tudo só modifica o problema: substitui uma meia lua escura por uma meia lua clara. O corretivo no tom exato da pele funciona melhor.
Uso correto do corretivo
Aplique com um pincel macio só de um lado do rosto. Distancie-se do espelho e observe se melhorou cinquenta por cento em relação ao outro lado. Se sim, aplique no outro lado do rosto. O restante da maquiagem se encarrega de desviar a atenção do problema.
Desvie a atenção
Se você tem muita olheira, destaque outras áreas do rosto com a maquiagem. Quem tem uma olheira muito profunda pode usar pouca maquiagem nos olhos e caprichar nas maçãs e na boca para roubar a atenção.
Tratamentos com desmatologistas
Podem ser tópicos, com despigmentantes e antioxidantes. E os feitos com especialistas: a luz intensa pulsada, que diminui o acúmulo de pigmento e o calibre dos vasos que estão circulando mal. Já a carboxiterapia aumenta a circulação local diminuindo a congestão, o edema e processo inflamatório, e o Co2 fracionado é indicado para pele envelhecida e com muito pigmento
Sono e hábitos
Dormir bem é um truque de beleza infalível. Assim como ter bons hábitos: diminua o fumo e a ingestão de sal e bebidas alcoólicas, que causam retenção de líquidos.
Emergências
Alie a compressa gelada e corretivo. Se mesmo com todos estes truques as manchas no rosto não te deixarem em paz, lance mão do acessório indispensável nestas horas: os óculos escuros.